Pular para o conteúdo principal

Inteligência intrapessoal: Goals e good vibes only?

1- 

Antes da gente voltar a falar da importância de desenvolver a inteligência intrapessoal , responde pra mim em voz alta essas duas perguntas.

1- O que você é? 

    Quem é você?

 

Respondeu? Ou não conseguiu responder? Isso tudo é fonte de reflexão. Não vamos entrar no conceito filosófico dessas perguntas, o que parece inevitável, mas perceba que sua resposta ou não resposta traz razões sociológicas, ideológicas, e etc. traz referencias de outras pessoas e suas experiências de vida. Mas principalmente como você se ve e quer que as pessoas te vejam. Mas vamos por partes, não vamos entrar nessa seara. Seria fonte inesgotável de conversa.

Mas é preciso que você diga quem você é pra gente poder entrar na questão de quem você quer ser, o que você quer ser. E a pergunta que não quer calar.: hoje , nesse dia que você ta lendo isso aqui, é possível que você seja completamente feliz?  

 

Sim ou não?

Por que não?

Sua felicidade está baseada em metas a serem alcançadas? Essas metas envolvem outras pessoas ou só você? Essas metas são bens materiais?

Uma pesquisa recente da universidade de Harvard apontou que para os entrevistados um conceito em comum da felicidade seria as boas relações interpessoais, ou seja, a forma como você se relaciona com as pessoas. Isso envolve relações amorosas, até se você se sente reconhecido em seu ambiente de trabalho. A felicidade estaria estão diretamente ligadas a outras pessoas. Ou será que você considera a felicidade uma questão momentânea, momentos felizes? Seria a felicidade uma balança, quando pesam mais motivos positivos que negativos eu posso me considerar uma pessoa feliz? Está certo basear a sua felicidade em uma coisa ou pessoa que não é você? Me parece bem perigoso isso aí...

Uma vez eu tava perto de uma amigo e ele disse que odiava gente good vibes por que eles ignoravam questões sociais, que se focavam tanto em cultivar energias positivas que ignoravam a luta antirracista por exemplo. Não falei nada na hora, por que nunca tinha parado pra pensar nisso. Quer dizer agora que eu não posso ser uma pessoa “pra cima”? acho que o conceito de good vibes é uma coisa bem mais ampla e complexa do que meu amigo tentou passar naquele momento, mas  também é inegável que o egoísmo , que pode ser provocado pelo pensamento de ser somente good vibes, pode cegar as pessoas e coloca-las em um lugar de passividade diante de injustiças.

Tem duas músicas que ilustram bem esse conflito. "...Que adianta eu aqui rico em belo horizonte, se meus iguais não podem ter o mesmo acesso a fonte? " (falcão-DJONGA)

"...Tudo bem garota, não adianta mesmo ser livre, se tanta gente vive sem ter como comer." (Infinita highway- ENGENHEIROS DO HAWAII)

Afinal, a fonte da felicidade está na caridade?  No dia a dia? Ou a temos e nem percebemos? Pode ser que a felicidade nem exista, o que você esteja vivendo a felicidade agora mesmo, ou você vai morrer na esperança de ir pro céu e só lá ser feliz?  O termometro da sua felicidade é sem dúvida só seu.  Pensa ai, me conta de ti, abraço,  Até mais.

 

 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sem controle

  Quando cursamos o ensino médio temos uma disciplina chamada: "Matemática financeira". Com ela apendemos a somar, tirar porcentagem de valores e etc. Ou seja, como fazer isso diretamente com o dinheiro. Porém , o que não nos é ensinado é como administrar, economizar e investir nosso dinheiro. Isso acaba atrasando os sonhos de muita gente. Eu mesma gasto todo meu dinheiro do mês em dois dias. Mas ultimamente tenho me organizado um pouquinho melhor graças à um vídeo sobre a Nath finanças que vi no canal da Gabi depretas. Ela ensina a criar um grupo de whatsapp só com você mesmo e anotar todas as contas a pagar, assim que elas são feitas, para que você naõ tenha uma surpresa na hora de pagar as contas.  A nath finanças tem um canal no youtube que ensina você a usar melhor seu precioso dinheirinho. Segue o link : https://www.youtube.com/watch?v=1vGVHGyqg0U  ela tem vídeos novos duas vezes por semana, inclusive o conteúdo dela ajuda na vida em geral e também ajuda bastante você q

Solitude, Relacionamento não monogamico e desconstruções

Minha cabeça anda bem doida com essas discussões atuais e formas de desconstrução sobre relacionamentos não monogamicos. Se você não os conhece,aqui tem um tutorial básico sobre relacionamnetos assim: https://www.guiadasemana.com.br/comportamento/noticia/7-tipos-de-relacionamentos-nao-monogamicos-que-voce-pode-experimentar Acredito que realmente algumas pessoas não são capazes de ter relacionamentos monogamicos , e isso é certo. É certo tambem que o machismo nos faz sempre achar que nós mulheres devemos ser fiéis e os homens não. Se a regra fosse que tivessemos relacionamntos abertos e quem quisesse ter fechado fosse a excessão, não teriamos esses termos horriveis como "corno" e qualquer uma das palavras horrendas que se refere à mulher infiel. Esses termos muitas vezes determinam a respeitabilidade social de uma pessoa, principalmente em cidades pequenas onde todo mundo se conhece , ou no bairro de cidade grande mesmo.  Existem também outras definições para relacionamntos as